OKEO- Um mercado do seu jeito!

Quem somos

Fundada em 2013 e sediada na cidade de Campinas – SP, a Okeo é pioneira no segmento de minimercados autônomos, contando com 11 anos de experiência no ramo. Atualmente,estamos presentes em todo o Brasil, proporcionando comodidade, conforto, praticidade e preços justos a mais de 600 mil pessoas.

Nossos mercados oferecem exatamente o que os clientes procuram em tecnologia, marcas renomadas e uma variedade de produtos personalizados para atender às necessidades individuais de cada um. Nossas lojas são autônomas,dispensando a necessidade de vendedores, permitindo que os clientes façam.

Comentários

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam.

Uma sequência anonimizada de caracteres criada a partir do seu e-mail (também chamada de hash) poderá ser enviada para o Gravatar para verificar se você usa o serviço. A política de privacidade do Gravatar está disponível aqui: https://automattic.com/privacy/. Depois da aprovação do seu comentário, a foto do seu perfil fica visível publicamente junto de seu comentário.

Mídia

Se você envia imagens para o site, evite enviar as que contenham dados de localização incorporados (EXIF GPS). Visitantes podem baixar estas imagens do site e extrair delas seus dados de localização.

Cookies

Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano.

Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador.

Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.

Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.

Mídia incorporada de outros sites

Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.

Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.

Com quem compartilhamos seus dados

Se você solicitar uma redefinição de senha, seu endereço de IP será incluído no e-mail de redefinição de senha.

Por quanto tempo mantemos os seus dados

Se você deixar um comentário, o comentário e os seus metadados são conservados indefinidamente. Fazemos isso para que seja possível reconhecer e aprovar automaticamente qualquer comentário posterior ao invés de retê-lo para moderação.

Para usuários que se registram no nosso site (se houver), também guardamos as informações pessoais que fornecem no seu perfil de usuário. Todos os usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (só não é possível alterar o seu username). Os administradores de sites também podem ver e editar estas informações.

Quais os seus direitos sobre seus dados

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhuns dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Para onde seus dados são enviados

Comentários de visitantes podem ser marcados por um serviço automático de detecção de spam.

 

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA OKEO

 

A OKEO preza pela criação de um ambiente de trabalho saudável, incentivando a
constituição de relacionamentos éticos, pautados no respeito, lealdade, eficiência e
transparência.
Nesse sentido, a OKEO buscar definir diretrizes e padrões de conduta a serem
observados por todos os controladores diretos e indiretos, parceiros, prestadores de
serviços, licenciados, dentre outras pessoas e entidades que se relacionem com a
OKEO.
A OKEO se compromete a divulgar e comunicar as disposições desse Código a todos os
seus controladores diretos e indiretos, parceiros, prestadores de serviços, licenciados e
todas as outras pessoas com as quais ela se relacione, disponibilizando exemplar,
mediante confirmação de recebimento e ciência do conteúdo.
Este Código não tem a pretensão de esgotar os assuntos e possibilidades nele
mencionados. Ele faz referência às normas, políticas e procedimentos internos da
OKEO, devendo ser utilizado como um guia para todos que se relacionem com a
instituição.
OBJETIVO
O presente Código de Ética e Conduta tem como seus objetivos:
• Orientar todos os controladores diretos e indiretos, parceiros, licenciados, prestadores
de serviço e terceiros acerca dos princípios de conduta e ética da OKEO;
• Estabelecer uma referência de conduta profissional esperada para todos os
controladores diretos e indiretos, parceiros, licenciados e prestadores de serviço;
• Administrar conflitos de interesse reais ou potenciais de forma ética;
• Ser um documento padrão para orientação do relacionamento interno e externo da
OKEO;
• Fornecer os procedimentos que deverão ser adotados por controladores diretos e
indiretos, parceiros, licenciados, prestadores de serviço e terceiros para a realização de
uma denúncia frente a uma ocorrência;
• Garantir a adoção de boas práticas para a sustentabilidade institucional.
ÂMBITO DE APLICAÇÃO
Enquanto política instituidora e norteadora do programa de integridade da OKEO, este
Código se aplica aos seus controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço,
licenciados, parceiros e aos terceiros, em suas relações comerciais com a OKEO.
Através deste Código, a OKEO busca transmitir os valores e princípios que norteiam as
suas operações para todas as instituições e pessoas que venham a se relacionar com
ela, seja através de uma relação de parceria, licenciamento, entre outras. A cultura da
OKEO, transmitida através deste Código, deverá ser replicada por todos os envolvidos
em todos os relacionamentos e condutas que tiverem no âmbito das operações da
instituição.
PRINCÍPIOS E VALORES
A OKEO preza pelo cumprimento de todas as leis, princípios, normas e
regulamentações, nacionais e internacionais, que incidam sobre sua operação,
destacando-se o respeito à dignidade da pessoa humana, transparência, à não
discriminação, à inclusão e à diversidade.
A ética, integridade e transparência são valores basilares e imprescindíveis para a
prosperidade dos negócios da OKEO, por isso eles devem estar refletidos na atuação de
todos os controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço, licenciados e
terceiros que se envolvam nas operações da OKEO.
Nesta mesma linha, a OKEO possui como seus princípios norteadores a dignidade da
pessoa humana, a legalidade, responsabilidade, respeito ao próximo, segurança e
eficiência.
Nesse sentido, a OKEO dedica especial atenção no estabelecimento de políticas e
diretrizes que definam o seu relacionamento e o relacionamento que todos os envolvidos
em suas operações devem ter com os clientes, bem como no dever de cumprimento das
normas de defesa do consumidor, normas ambientais, normas anticorrupção e de
prevenção à lavagem de dinheiro e normas de segurança das informações e proteção de
dados.
ORIENTAÇÃO DE CONDUTA
Condutas esperadas e promovidas pela OKEO:
I. Respeitar a legislação vigente, além de cumprir com as disposições deste Código e das
demais políticas internas da OKEO.
II. Manter uma postura de honestidade, integridade, respeito, lealdade, responsabilidade,
eficiência, transparência e imparcialidade para orientar seus relacionamentos no
âmbito e no uso do nome da OKEO, construindo um clima profissional sólido, de coesão
organizacional e de excelência ética;
III. Agir de forma diligente e prudente, a fim de identificar possíveis irregularidades e
atividades suspeitas que estejam ocorrendo no âmbito de suas operações, com o uso
do nome da OKEO, ou ainda com pessoas envolvidas na operação da OKEO, devendo
reportar tais eventos através dos contatos indicados.
IV. Observar as normas e as melhores práticas voltadas à proteção e à segurança de
pessoas, instalações, equipamentos e demais dependências da OKEO;
V. Cumprir rigorosamente os termos de contratos e acordos formalizados, reconhecendo
sua importância como instrumentos de confiança, responsabilidade mútua e garantia
do compromisso ético entre as partes envolvidas;
VI. Promover uma cultura na qual a conduta pautada por princípios éticos seja
reconhecida, valorizada e tomada como exemplo por seus pares e partes interessadas.
VII. Estimular os demais controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço,
licenciados, parceiros e terceiros a atuarem de forma ética e profissional, segundo este
Código de Conduta, buscando sempre assegurar a credibilidade da OKEO.
VIII. Manter atitude profissional positiva, digna, leal, honesta, de respeito mútuo, confiança
e colaboração com clientes, terceiros, prestadores de serviço, parceiros e controladores
diretos e indiretos.
Algumas das condutas proibidas pela OKEO:
I. Atribuir tarefas humilhantes ou apelidos pejorativos, gritar ou falar de forma
desrespeitosa, postar mensagens pejorativas nos grupos internos ou em redes sociais
que façam referência à OKEO ou aos prestadores de serviço, licenciados, controladores
diretos e indiretos, parceiros, clientes ou terceiros.
II. Agir de forma a provocar constrangimento para si ou para outros, praticar atos e gestos
obscenos, gritaria e o uso de palavras de baixo calão enquanto estiver a serviço e/ou
representando a OKEO;
III. Ofender, denegrir, constranger clientes ou desrespeitar de qualquer outra forma
terceiros, licenciados, clientes, controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço
e parceiros no âmbito de sua relação com a OKEO;
IV. Produzir e compartilhar comentários, fotos, vídeos, piadas de cunho sexual.
V. Incentivo ou prática de qualquer tipo de violência e intolerância, seja por idade, gênero
e/ou suas formas de expressão, orientação sexual, raça, cor, deficiência, religião, estado
civil, nacionalidade e/ou qualquer outro marcador identitário.
VI. A não adoção de medidas de segurança que viabilizem um nível de proteção alto aos
dados pessoais e informações sigilosas da própria OKEO, controladores diretos e
indiretos, prestadores de serviços, parceiros, licenciados e terceiros.
VII. Infração aos direitos de propriedade intelectual da própria OKEO e demais terceiros.
VIII. A não observância da confidencialidade de informações.
IX. Praticar atos lesivos à administração pública nacional e estrangeira, como corrupção,
fraude ou quaisquer outros atos ilícitos ou ilegais, como exigir, insinuar, prometer,
aceitar ou oferecer qualquer tipo de favor, vantagem, benefício, bem móvel ou imóvel,
dinheiro, patrocínio, doação, gratificação, presente, viagem, hospedagem, refeição, de
forma direta ou indireta, para influenciar em ação ou decisão, para si ou para qualquer
outra pessoa;
X. Realizar ações imorais, ilegais ou antiéticas que possam ferir a imagem da OKEO, bem
como de seus clientes e terceiros.
XI. Estabelecer ou permitir que se estabeleçam relações comerciais com empresas ou
indivíduos que não observem padrões éticos, de saúde, de segurança, de respeito ao
meio ambiente e aos direitos humanos compatíveis com os aceitos moralmente pela
sociedade e pela OKEO.
RELACIONAMENTO COM CLIENTES E RESPEITO ÀS NORMAS DE DEFESA DO
CONSUMIDOR
A OKEO preza pelo respeito e pela satisfação de seus clientes nas experiências que eles
tiverem com a OKEO e/ou com os serviços da OKEO, seja de forma direta ou indireta.
A OKEO se mostra disposta e aberta para atender aos interesses, solicitações,
reclamações e sugestões de seus clientes, e espera que todas as pessoas e instituições
que atuem no âmbito de suas operações ou que a representem de alguma forma,
adotem o mesmo posicionamento.
A segurança alimentar e o respeito às normas de vigilância sanitária constituem um dos
pilares da OKEO, em virtude de sua ampla atuação e reconhecimento no comércio
varejista. Desta forma, a OKEO não admite, em qualquer nível de atuação, a
manipulação indevida de produtos que estejam vencidos ou impróprios ao consumo ou
à venda.
Por fim, a OKEO estabelece que todos os seus controladores diretos e indiretos,
prestadores de serviço, licenciados e parceiros atuem em conformidade com o Código
de Defesa do Consumidor e estejam comprometidos com os direitos dos consumidores
e a seguir todas as demais legislações aplicáveis às suas atividades.
RELACIONAMENTO COM PRESTADORES DE SERVIÇOS, LICENCIADOS E
PARCEIROS COMERCIAIS
A OKEO preza pela formalização de negociações práticas, justas, imparciais e
transparentes com todos os seus fornecedores e parceiros, e que a seleção dos
parceiros e fornecedores seja pautada na harmonia deles com os princípios e valores da
OKEO, bem como no respeito às normas, regulamentações e legislações que forem
aplicáveis às suas atividades.
Por fim, a OKEO estabelece que todos os seus controladores diretos e indiretos,
prestadores de serviço, licenciados e parceiros atuem em conformidade com as leis e
regulamentos que lhes forem aplicáveis e se comprometam com os valores e princípios
éticos norteadores da cultura da OKEO.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
A OKEO se preocupa com os impactos ambientais que resultam de suas operações e
busca, constantemente, aprimorar e desenvolver suas políticas e processos internos de
gestão ambiental.
A OKEO está comprometida com o uso responsável e consciente dos recursos naturais,
de forma a reduzir os seus impactos ambientais e auxiliar na conscientização dentro de
sua instituição e no seu âmbito de atuação.
Por fim, a OKEO orienta a adoção de melhores práticas de proteção do meio ambiente e
cumprimento às legislações ambientais por parte de todos os seus controladores diretos
e indiretos, prestadores de serviço, licenciados e parceiros.
PRECONCEITO E ASSÉDIO MORAL OU SEXUAL
A OKEO está comprometida em assegurar um ambiente saudável, harmônico e
produtivo para todos que venham a se relacionar com a instituição, além de desenvolver
procedimentos e mecanismos para tratamento de denúncias, comunicação e
treinamentos.
Os controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço, parceiros e licenciados
deverão agir de forma respeitosa, não sendo tolerado, linguagem, gestos, escritas,
comentários, insinuações ou comportamentos obscenos, discriminatórios, sexista ou
xenófobos, no âmbito de atuação com a OKEO, seja de forma física ou virtual.
CONFIDENCIALIDADE E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Confidencialidade – Consideram-se informações de natureza confidencial todas as
informações, exceto as de domínio público, às quais os controladores diretos e
indiretos, prestadores de serviço, licenciados, parceiros e terceiros venham a ter acesso
em decorrência do desempenho de suas funções com a OKEO.
Os controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço, licenciados, parceiros e
terceiros deverão guardar sigilo de todos dados e não poderão utilizar informações
confidenciais para obter vantagens pessoais.
Integridade – A integridade corresponde à preservação da precisão, consistência e
confiabilidade das informações, ou seja, a garantia de que nenhuma interna irá
corromper, comprometer ou danificar os dados.
Os controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço, licenciados, parceiros e
terceiros têm ciência de que todas informações e dados produzidos no desempenho de
suas atividades, são de propriedade exclusiva da OKEO. Nesse sentido, a OKEO tem o
direito de acesso a todos os dados e informações (documentos, e-mails, etc.)
armazenados nos computadores de sua propriedade, inclusive aqueles de uso exclusivo
dos controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço, licenciados, parceiros e
terceiros.
A proteção da informação é dever e compromisso de todos, devendo ser mantida a
confidencialidade e integridade, vedada a sua divulgação sem autorização expressa
nesse sentido.
PROPRIEDADE INTELECTUAL
Todas as tecnologias, produtos, materiais físicos ou eletrônicos, relatórios, análises e
processos inovadores que decorram de produção científica e tecnológica, criativa e
intelectual produzidos durante a vigência do vínculo contratual entre licenciado,
prestador de serviço, parceiro e OKEO, bem como entre terceiros pertencem
exclusivamente à OKEO, não sendo devida remuneração suplementar, salvo se de outra
forma ficar convencionado entre as partes envolvidas.
Cada profissional deve respeitar e resguardar as informações, os segredos industriais e
os direitos de propriedade intelectual da OKEO e assumir direta responsabilidade por
qualquer infração a esses direitos.
Ressalta-se que os prestadores de serviços, licenciados, parceiros e os terceiros não
podem exportar, enviar a terceiros, copiar, reproduzir, transmitir, divulgar, realizar
trabalhos derivados, utilizar ou adaptar os ativos de propriedade intelectual da OKEO,
salvo autorização expressa e por escrito e desde que sejam necessárias ao cumprimento
de suas obrigações e atividades.
Uma vez rompido qualquer que seja o vínculo contratual com a OKEO, o prestador de
serviço, licenciado, parceiro ou terceiro permanece obrigado a observar estas restrições
referentes aos objetos desenvolvidos, findos ou não, estando sujeito às penalidades
aplicáveis pela legislação em vigor e aquelas definidas em contrato individual com o
colaborador, prestador de serviço, licenciado, parceiro ou com o terceiro.
PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E AO FINANCIAMENTO DO
TERRORISMO
A OKEO observa as normas brasileiras de prevenção à lavagem de dinheiro e ao
financiamento do terrorismo, e declara que não prestará qualquer tipo de auxílio em
procedimentos nos quais pessoas físicas ou jurídicas procurem ocultar os recursos de
atividades criminosas ou fazê-los parecer lícitos, observando a Lei contra Crimes de
Lavagem de Dinheiro (Lei nº 9.613/98).
Os controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço, parceiros e licenciados da
OKEO devem entender e cumprir integralmente as normas e legislações relativas à
prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.
ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO
Os controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço, parceiros e licenciados da
OKEO não deverão em hipótese alguma, prometer, oferecer, fazer autorizar, induzir e/ ou
conceder suborno, vantagem indevida, presentes, entretenimento ou qualquer coisa de
valor para agente público, cliente, terceiro ou qualquer outro, com o objetivo de
influenciar decisões ou que visem qualquer forma de ganho de vantagem pessoal,
patrimonial ou extrapatrimonial, direta ou indireta.
A OKEO não admite a prática de qualquer ato fraudulento, que vise burlar normas legais,
devendo as partes envolvidas conhecer e cumprir fielmente à legislação brasileira e/ou
estrangeira, porventura aplicável, em matéria de anticorrupção e antissuborno.
A OKEO observa as normas brasileiras de prevenção ao suborno e à corrupção e exige o
mesmo posicionamento de todos os seus controladores diretos e indiretos, prestadores
de serviço, parceiros e licenciados.
CONFLITO DE INTERESSES
Os controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço, parceiros e licenciados da
OKEO devem evitar situações ou atividades profissionais que representem conflito atual
ou potencial entre seus interesses particulares e os interesses da OKEO.
O termo “interesse particular” será configurado pela situação gerada no confronto entre
interesses públicos e privados, que possa comprometer o interesse coletivo ou
influenciar, de maneira imprópria, o desempenho de sua função. Assim, compreende o
interesse dos controladores diretos e indiretos, prestadores de serviço, parceiros e
licenciados o de seus familiares e parentes, em oportunidades de emprego, consultoria
prestação de serviços, entre outros, bem como eventual interesse financeiro de uma
organização com a qual a OKEO mantém relações comerciais ou de parceria.
As pessoas físicas envolvidas nas operações da OKEO devem evitar conflito de
interesses entre seus interesses pessoais e os interesses da OKEO, não devendo utilizar
sua função para obter vantagens ou benefícios indevidos, direta ou indiretamente, para
si ou para qualquer outro negócio ou pessoa relacionada.
CONTRATAÇÃO E RESPEITO AO CÓDIGO
A OKEO possui procedimentos de monitoramento específico para terceiros
considerados relevantes para o desenvolvimento das operações, tais como: prestadores
de serviços representantes e estabelecimentos comerciais parceiros.
Assim, destaca-se que essas pessoas, sejam físicas ou jurídicas, ficarão sujeitas às
disposições desse Código, podendo ter o contrato rescindido motivadamente em caso
de violação.
CANAL DE DENÚNCIA
Condutas ilegais, antiéticas ou que possam ser compreendidas como contrárias a este
Código restam expressamente vedadas.
Desta forma, qualquer atividade suspeita e que possa se enquadrar nas hipóteses
elencadas acima deve ser comunicada à OKEO através do endereço de e-mail
(contato@okeo.com.br), independentemente do cargo ou situação de quem a tenha
praticado.
A OKEO se compromete a apurar as denúncias que forem realizadas com imparcialidade
e total confidencialidade, bem como a adotar as medidas e punições aplicáveis,
considerando as circunstâncias de cada caso.
CONSEQUÊNCIAS E MEDIDAS DISCIPLINARES
Violações aos princípios e diretrizes descritos neste Código acarretará a aplicação de
medidas disciplinares.
As medidas disciplinares decorrentes da prática de infrações éticas deverão ser
aplicadas em conformidade com a gravidade da infração, e, estão ainda sujeitas às
medidas judiciais cabíveis.